Ajuda

Por que é tão difícil pedir ajuda?

O ser humano, essa máquina tão complexa, é cheia de sentimentos e emoções que quando não estão em sintonia transbordam com sintomas físicos e emocionais.

A problemática neste processo angustiante é que, por não ser algo visível muitas pessoas negligenciam o que estão sentindo e acabam empurrando com a barriga para fingir que aquele sentimento não está acontecendo dentro dela mesmo.

Quando digo que sou psicóloga, o que não falta são olhares curiosos e questionadores, porém na maioria das vezes silenciados.

olhar questionador

Pessoas que imploram por uma luz que acham que vai surgir a qualquer momento, ou uma palavra de consolo para aquele sentimento ou pensamento que ficou escondido ali no cantinho.

Porém, quando sugerido que procurem ajuda de um profissional adequado, muitas dizem que não precisa e acabam voltando para a concha de onde vieram e viveram (e talvez vivam) por anos.

Dentro desse turbilhão que é o ser humano, por que resistir em procurar ajuda?

São vários os motivos, desde a imagem sobrenatural que as pessoas fantasiam sobre o psicólogo, acreditar que somente doidos podem procurar este profissional, a mídia e sua representação errônea da profissão, até uma fala muito frequente que é porque tem amigos e não precisa.

Porém hoje vou destacar uma em especial: a necessidade de ser autossuficiente e de “dar conta de tudo”.

A história da nossa sociedade foi construída em cima de uma ideia de que somente os fortes sobrevivem.

Os vários livros e filmes históricos de guerra nos mostrou que somente os guerreiros fortes e bravos que tinham prestígio, e, este até poderia morrer em batalha porém não poderia demonstrar fraqueza tampouco desistir.

batalha

Anos depois e a ideia de que temos que ser estes guerreiros fortes que não perdem uma batalha e são incapazes de demonstrar fraqueza ainda perpetua em nossa sociedade. Em um cenário diferente, pois não vivemos em campos de batalhas literais, mas com a mesma ideologia de anos atrás.

É como se o indivíduo fosse OBRIGADO a “dar conta” dos milhares de compromissos e papeis que configuram as guerras do mundo contemporâneo.

Falhar ou precisar de ajuda está fora de questão, afinal, ninguém quer se dissipar da polis que nos configura, e mais, ninguém que ser tomado por um sentimento chamado frustração.

Pois bem, e se eu te contar que você NÃO TEM que dar conta de tudo?

É verdade, você não precisa dar conta de tudo que outros propõe para você, você pode reconfigurar sua vida e sentimentos para que esta se torne mais leve, e você pode inclusive fazer o que gosta sem que seja atacado por esse sentimento chamado frustração.

Sim, você pode conquistar um bem-estar de equilíbrio com você e o mundo a sua volta.

alivio

Percebam que eu escrevi “conquistar um bem-estar”, isto porque um profissional pode te ajudar nesta conquista, mas o primeiro passo tem que partir de você.

E, o primeiro passo é se permitir ser ajudado.

Um bom profissional pode te ajuda a (re)construir uma relação mais prazerosa e saudável entre você, você mesmo e tudo que o cerca.

Todas as ferramentas da Psicologia tem por finalidade trazer bem-estar, qualidade de vida e saúde emocional a todos que dela fazem uso. Fazer com que as relações internas e externas se tornem ainda mais prazerosas e respeitosas.

E em todas as áreas de sua vida pessoal e profissional.

profissional

Usando uma metáfora, o ser humano é como se fosse um rio em toda a sua abundância, e como todo o rio é cheio de diversidade e possibilidades. Porém a cada sentimento incompreendido é como se colocassem uma pedra no meio do curso deste rio.

Uma pedra não atrapalha o curso do rio, mas conforme você vai acumulando essas pedras o curso do rio vai ficando mais fraco, as águas vão tendo mais dificuldade em ultrapassar essa barreira e o rio pode se tornar até um pequeno fio de água.

O papel do Psicólogo seria ajudar na retirada destas pedras que interferem no caminho e tiram a energia do rio. De modo que, a retirada dessas pedras seja feita respeitando a construção das mesmas, afinal, cada pedra tem seu tamanho e posicionamento, caso seja retirada de forma aleatória corremos o risco de um desabamento no qual as pedras só mudarão de local, mas continuarão atrapalhando o curso do rio.

Acredito que essa é uma ótima metáfora para explicarmos como funciona o trabalho de um Psicólogo, principalmente Psicoterapeuta. E o entendimento deste processo é importante para desmistificar a imagem que a maioria das pessoas tem sobre o que acontece no setting terapêutico.

psicote

A procura de um psicoterapeuta não interfere na sua auto sustentabilidade, somente colabora para que ele realmente se sustente e que as emoções não sejam negligenciadas.

Quando falo de um psicoterapeuta estou me referindo a um profissional que estudou por no mínimo 5 anos para poder ajudar pessoas como você, que querem retirar as “pedras” do curso do seu caminho.

Seus amigos podem ouvir e ajudar você, claro, os amigos são para isso também não é mesmo?

Porém, estes vão te ajudar de acordo com o que eles acreditam ser o correto, com um olhar a fim de dar conselhos e com base nos valores pessoais destes.

O Psicólogo, ao contrário, não dá conselhos, mas te ajuda a enxergar caminhos, e, procurar este profissional não é substituir seus amigos ou tampouco tirar a importância destes da sua vida, mas melhorar o seu bem-estar e seu relacionamento até para com estes.

Elevar o grau de amizade, reconhecer estes amigos e aproveitar a companhia destes também faz parte da qualidade de vida proposta pela Psicologia.

juntos

Procurar ajuda profissional não deve ser uma barreira intransponível.

Podemos sim ser pessoas competentes, capazes e que precisam de ajuda para lidar com as questões que nos rodeia. Seja estas questões de qualquer categoria de relacionamentos, até o relacionamento consigo mesmo. O Psicólogo, independente da área que ele se propõe trabalhar, irá te auxiliar e promover uma melhoria maior que você imagina.

E aí, já procurou este profissional do bem-estar?

 

Leia também: A pergunta que não quer calar.

Compartilhar:

Deixe uma resposta