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As 10 dicas para trabalhar em equipe

Você sabe trabalhar em equipe?

Sabe perceber se sua equipe está trabalhando em conjunto?

Trabalho em equipe é quando há um esforço de determinado grupo para resolver um problema. Não se trata de misturar as competências de cada função, mas de usufruir do conhecimento de cada função em prol da solução.

Não confunda equipe com EUquipe!

É importante que todos participem, e a solução venha de todos e não somente de um. Com isso a equipe tem que estar em primeiro lugar, e os interesses pessoais em segundo plano.

Teamwork and team spirit - Hands piled on top of one another .

Dentre as vantagens, temos a possibilidade de troca de conhecimentos e rapidez. Ou seja, além de otimizar tempo ainda contribui para conhecer o colega e a tarefa que este executa.

Assim, trago aqui 10 lições para você utilizar na sua equipe, e em você mesmo como membro e poder aproveitar de todos os benefícios que este formato pode trazer.

  • Ser flexível e transparente na comunicação

Falar bem nem sempre quer dizer se comunicar bem, é necessário adequar sua fala para o público que se quer atingir. Uma comunicação eficiente é aquela que faz ser entendido.

Ser flexível quanto às decisões tomadas e participar para o objetivo em comum, estabelecer empatia, e, comunicar suas condições e limitações de execução de suas atividades é importante para que não haja desvios nos objetivos combinados.

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  • Alinhar o objetivo

É importante que todos da equipe saibam quais os objetivos gerais do grupo, e quais as metas individuais em prol deste objetivo comum. O alinhamento desta informação é imprescindível para o sucesso da equipe.

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  • Comprometimento

É necessário um comprometimento individual de cada integrante. Do mesmo modo, sem um objetivo alinhado a probabilidade de falta de comprometimento é alta.

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  • Planejamento e respeito aos prazos

Os objetivos alinhados e comprometimento individual em alta, temos também necessidade de respeito com os prazos. Se em uma equipe uns fazem e outros não, não há acordo comum em prol da meta. Então o respeito ao planejamento e aos prazos tem que ser seguidos à risca.

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  • Transparência com os colegas

Criticar o colega na ausência dele gera mal estar, não é funcional para o objetivo e é um atraso para a produtividade. Se algum integrante está faltando com o comprometimento ou desrespeitando os prazos, é necessário que haja uma comunicação aberta sobre o que está acontecendo com ele, pois só assim este integrante poderá revelar o que de fato está o atrapalhando e todos poderão superar estes obstáculos juntos.

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  • Valorizar o trabalho do outro

Não pareça arrogante, mal-educado e dono da verdade. Valorize o trabalho do colega, e seja cuidadoso com as críticas. A comunicação deve ser com cautela para que não seja um desmotivador para os membros da equipe.

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  • Assuma os erros

Errou? Assuma o erro e mostre o que pretende fazer para soluciona-lo e não permitir aconteça mais.

O colega errou? Não aponte somente o erro, mas contribua de forma generosa com a solução do mesmo.

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  • Não ignore as regras estabelecidas pelo grupo

Precisa comentar?! Rsrs Se as regras não forem valorizadas é sinal que o grupo como um todo tampouco é valorizado.

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  • Tenha equilíbrio emocional

Se controlar para não ficar nervoso com os colegas, não receber todas as críticas como ofensas pessoais ou até mesmo mascarar uma perseguição com a nome de feedback. Ter equilíbrio para tornar o trabalho leve e com alto nível de produtividade.

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  • Acerte as diferenças

Não, não estou falando de briga! Com cautela, educação e pensamento na equipe acertem quais as diferenças de percepção do trabalho em equipe para que não haja margens para erros.

 

 

E aí, seu grupo atende estes requisitos?

E você como participante, também atende?

É sempre bom trabalhar para que estes requisitos sejam vistos dentro das equipes, e que andem de mãos dadas em equilíbrio. Afinal, como você pode perceber um depende do outro e todos juntos tornam o time mais engajado.

Quer aprender como estimular sua equipe? Leia o artigo Mapa do Time: Lidere e Estimule seu time.

Tem mais alguma dica para um bom trabalho em equipe? Ou não entendeu bem alguma dessas dicas? Deixe nos comentários e vamos conversar!

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