download (10)

5 DICAS DE EMPREENDEDORISMO QUE O FILME JOGOS VORAZES ENSINA

Sim, você leu certo, empreendedorismo nos Jogos Vorazes!

Eu sei que os filmes (assim como os livros) da saga ensina vários aspectos, inclusive como se concentrar para atirar uma flecha, e, na primeira vez que assisti confesso que associei o filme todo à situação política e alguns programas sensacionalistas que passam na TV.

Mas depois de uma análise minuciosa, de assistir milhões de vezes cada filme em prol deste artigo, percebi que tem dicas valiosas de empreendedorismo.

Dicas que vamos conversar agora!

Para estarmos alinhados vou dizer que vou focar nas características mais básicas, sem profundamente em nenhum filme. Assim quem não assistiu, eu não dou spoiler, e que já assistiu vai assistir tudo de novo (pelo artigo né gente!rs).

Dica 1 – Pense além do prêmio

Nossa querida Katniss se voluntariou para salvar a vida da irmã mais nova, e, devido à impossibilidade da sua mãe cuidar dela a mesma fez uma promessa que voltaria para cuidar da irmã. E esse pensamento em um bem maior, foi a válvula motivadora para que ela ganhasse.

images (10)

 

Na vida profissional de cada dia nos dai hoje, é assim. Toda vez que você coloca o dinheiro como meta principal, você deturpa a sua visão estratégica do negócio. Você começa a querer empurrar seus produtos ou serviços goela abaixo de seus clientes, que percebem isso. Esse comportamento faz com que você crie um bloqueio mental para caminhos mais inovadores e consequentemente mais lucrativos.

Não estou propondo que vocês não pensem no lado financeiro, até porque este é também importante. Mas que não sejam tomados pelo pensamento inteiramente monetário, que este seja consequência de seu trabalho e não o motivo para qual trabalha.

Então pense em um bem maior, trabalhe para ele e veja os resultados, financeiros ou não, surgirem.

Lição 2: Invista em seu talento

Katniss é uma boa arqueira e sabe disso. E se não sabia, o Peeta conta isto para ela. E, a partir deste conhecimento ela investiu em seu talento e seguiu em frente. Ela até aprendeu outras habilidades de sobrevivência, como achar água e fazer fogo, mas seu investimento forte foi no que mais sabia e tinha conhecimento que foi no arco e flecha.

jogosvorazesfinal_4-750x380

 

Ter autoconhecimento para saber quais são seus pontos fortes, o seu diferencial também é importante no mundo profissional. Como a personagem, é importante aprender sobre áreas correlatas, mas não gaste energia com isso, deixe para pessoas que estes sejam os pontos fortes e invista sua energia no que você tem de melhor para oferecer.

As pessoas hoje gastam tanto tempo querendo fazer um pouco de tudo, que acabam não fazendo muito de nada. E, com consequência não são reconhecidos por nada.

Lição 3: Tenha valores e princípios

A nossa personagem principal teve várias oportunidades de matar a sangue frio outros concorrentes nos jogos, mas não o fez. E foi sua atitude, mais o seu romance com o Peeta, que fez com que os patrocinadores a ajudassem.

download (8)

Oportunidades de puxar o tapete dos colegas, o saco do chefe ou fingir resultados que não existem não vão faltar. Mas quem constrói sua vida profissional através desses pilares, frágeis por sinal, corre o risco de um dia ver tudo desmoronar.

E esta dica também vale para os recém-formados.

As vezes o aperto financeiro bate, e junto surge aquela oportunidade que não é muito boa nem muito ética, mas “é o que tem pra hoje”. É uma situação difícil, mas sempre reflita se é desta maneira que você quer construir sua carreira profissional e tome a melhor decisão.

Lição 4: Seja lembrado por sua marca

O que dizer do tordo e da trança da Katniss? O tordo virou símbolo da revolução junto com a música assoviada (quem viu vai lembrar agora!rs) e os três dedos beijados e postos para cima. E a trança também se torna um ícone, vocês lembram quando (lá vem um spoilerzinho…rs) a neta do Snow entra na sala e ela está com o cabelo igual da Katniss, e a neta fala que usa porque quer ter um amor como dos personagens e que todas as meninas da escola também usam!?!

tumblr_mzpbuk0PkR1rrwwbao3_250

(Todos na escola agora usam este cabelo como ela, vovô)

Você ter uma marca forte faz com que seja lembrado. E quem é lembrado, tem clientes. Você pode usar seu talento (dica 2) ou incorporar um outro que seja relacionado aos benefícios que ao produto/serviço que você oferece. Mas que seja uma marca que exalte o seu diferencial de mercado.

Lição 5: Saiba qual o seu momento

Katniss no jogo enquanto todos duelavam e se matavam, ela cuidou de sua sobrevivência, procurar um espaço seguro e se manter viva. Neste processo parte dos participantes morreram sem que ela precisasse se envolver na carnificina, e esta foi uma atitude empreendedora.

download (9)

Saber qual o momento de investir, bater de frente com os concorrentes ou recuar é fundamental. O que me lembrou um caso real de duas redes de supermercado em uma cidade pequena.

A rede X era grande, já estava em expansão e tinha um poder maior que a rede Y. A rede X já quis comprar a rede Y, mas esta ficou quietinha só investindo nela mesma e crescendo aos poucos, sem incomodar a outra.

Houve um momento em que outras redes de supermercado queriam entrar na cidade e participar desta concorrência, e, inclusive ofereceram para a rede Y, que também recusou. Assim, estas outras redes enfrentaram a rede X e bom, se duelaram quase como na idade média.

E assim entraram outras redes, elas se enfraqueceram por este duelo e a rede Y, aquela que era menor ficou em alta. Seu valor aumentou e ela foi vendida por um preço maior que se tivesse cedido no começo, ou até entrado neste duelo.

Provavelmente, se ela tivesse entrado na briga, a grande rede teria boicotado ela e a mesma teria fechado as portas. Mas não, ela se manteve e depois quando as portas se abriram tinha estrutura para ser vendida por um preço muito alto, e assim o fez.

É o famoso time, e usa-lo é fundamental.

 

Agora com certeza você vai assistir os filmes com um olhar mais crítico e empreendedor não é mesmo?!

Espero que estas lições tenham ajudado com um direcionamento e quem não assistiu ainda ao filme, fica o convite!

E, se você consegue achar mais dicas de empreendedorismo nos filmes ou livros, deixe aqui nos comentários e vamos conversar sobre eles…e assistir denovo, por que não?!rs

Compartilhar:

Deixe uma resposta