Depositphotos_15534927_s-750x450

O que é sucesso para você?

É ter dinheiro para comprar carro, casa e viajar uma vez por ano?

É ter tempo para brincar com os filhos ou estar com os amigos?

É ter a capacidade de mudar a vida de outras pessoas?

Não importa qual das opções você escolheu, porque uma coisa é certa: sucesso é algo individual.

Nós vivemos em uma sociedade que a idealização do sucesso profissional é cada vez mais presente e precoce.

Enquanto a geração X tinha como lema “estabilidade financeira em primeiro lugar” com a característica profissional de fazer carreira dentro de uma empresa, crescer aos poucos e conquistar o espaço. A geração Y veio arrebatadoramente querendo tudo para ontem com o lema “é hoje e agora”.

geracoesxyz

Não vou entrar no mérito de certo e errado, ou do que ocasionou essa mudança profissional (pelo menos não agora). Mas o que é sucesso é algo a ser discutido, afinal, enquanto para a geração X sucesso é ter estabilidade, a geração Y está um pouco perdida ainda neste quesito.

Aliás, nunca se falou tanto em satisfação profissional, expressão essa que há 20 anos atrás era raro alguém mencionar. Será que ela surgiu junto com a internet? Com o início da chuva de informações que ela nos trouxe?

infográfico-como-a-internet-mudou-em-10-anos

Não, só sei que me parece que a geração Y está perdida em busca dessa satisfação profissional. Não pela falta de opções do que fazer com a vida/tempo, mas pelo excesso de opções. Como uma geração de transição (do analógico para o digital), esta enxerga as milhares de oportunidades que as ferramentas modernas podem trazer mas se perdem neste meio. Em conjunto, vivem com os resquícios que a geração X lhes ensinou seus valores, estabilidade e ideal profissional.

Até chegar ao dilema: quero estabilidade ou me arriscar em busca de sucesso profissional?

interrogacao

Bom, se você veio atrás de uma resposta pronta, sinto muito, mas você não vai ter.

Porque esta escolha é individual, pessoal e intransferível. E saber diferenciar o que você quer e o que os outros querem por você é o começo do caminho pela resposta. Afinal, só você sabe o que te faz pulsar, os olhos brilhares e o coração acelerar.

É uma escolha individual porque só você como indivíduo único que é, tem a capacidade de olhar para dentro de si e saber o que quer e está disposto a abrir mão em prol de seus objetivos. É uma escolha pessoal porque só você como pessoa pode fazer acontecer, os primeiros e últimos passos sempre serão seus. E intransferível porque você pode até compartilhar de um mesmo objetivo com alguém, mas o seu caminho, só você pode trilhar.

Sentiu a necessidade de uma dose de autoconhecimento?

download (6)

Poise, autoconhecimento é ainda a melhor alternativa para não cairmos nas armadilhas que nossas emoções fazem. E para descobrirmos o que é sucesso para nós.

Semana passada eu fui em uma palestra onde o palestrante fez uma metáfora em que a escada é sua vida profissional, e a parede que você apoia a escada o caminho que você escolhe seguir. Muitas pessoas sobem na escada e chegam ao topo, e lá não encontram nada porque fizeram a escolha da parede errada. Em contrapartida, outras pessoas acertam tanto na escolha da parede que no meio da escada já colhem frutos. E daí você fala “mas fulano tem muita sorte”.

Não é sorte, é autoconhecimento para saber qual é a parede certa para você. É saber o que é sucesso para você e o que vai te deixar satisfeito.

É saber onde você quer chegar e começar a trilhar o seu caminho.

images (6)

 

Por isso, vou propor um exercício simples. Imagine você daqui 10 anos, onde você quer chegar, como você vai estar se sentindo, o que vai ter conquistado e qual seu nível de satisfação.

Demore o tempo que precisar, é importante você enxergar com detalhes.

Agora, imagine você daqui 5 anos onde você vai estar, como estará se sentindo, quais serão suas conquistas e ambições e qual o seu nível de satisfação.

Por último pense em você agora.

O que você está fazendo para que suas ambições de 5 e 10 anos aconteçam? Você acredita que está no caminho certo? O que deve ser mudado? Qual o seu nível de satisfação? O que está faltando para você começar?

E a pergunta que não que calar: O QUE É SUCESSO PARA VOCÊ?

realização-pessoal-sucesso

Não espere passar 5 ou 10 anos para tentar descobrir, para fazer algo em prol do seu sucesso, para ter autoconhecimento suficiente para saber o que é seu e o que é do outro ou ainda para lamentar.

Espero que este artigo tenha ajudado a você a caminhar através do autoconhecimento, e promover decisões com paredes mais firmes. Se gostou, compartilhe!

Compartilhar:

Deixe uma resposta