futebol-coaching

Mapa do Time: Lidere e estimule seu time

Você como líder quer sempre o melhor para o seu time, porém muitas vezes é difícil saber quais decisões tomar para isto. Até mesmo em um processo de seletivo, você sabe qual característica o novo funcionário deve ter para não desestabilizar o restante da equipe?

Para isto, antes de qualquer processo seletivo, reformulação de tarefas ou um novo planejamento para a empresa e seus funcionários é importante que se faça o Mapa do Time. E eu vou te ensinar agora a usar essa ferramenta a seu favor.

Antes de entrarmos nos detalhes, eu gostaria de deixar claro que este mapa deve ser realizado por quem entende das funções. Ou seja, não adianta o presidente da companhia fazer o Mapa do Time sozinho se ele não entende nada da função de quem trabalha com a rebimboca da parafuseta.

Então, caso você não saiba de todas as funções, peça ajuda.

Junte os líderes dos setores (e quem entende do setor: rebimboca da parafuseta) para que estes te ajudem a fazer o Mapa da forma mais fiel possível. Até porque, só assim ele funciona de fato.

Com o time que vai te ajudar de um lado e/ou as informações dos setores/funções do outros é hora de mostrar todo seu poder artístico!

download (3)

Sim! Vocês vão desenhar o local que as pessoas ficam com os nomes das funções. Por exemplo, se eu tenho uma loja de materiais elétricos eu vou desenhar o balcão, o estoque, a parte administrativa e o que mais tiver.

Se tiver uma planta da empresa melhor ainda!

É só tirar uma cópia e começar a colocar os nomes das funções em cada setor. Se no balcão da minha loja eu tenho 3 atendentes eu colocarei: atendente 1, atendente 2 e atendente 3.

– “Mas Tássia, meus funcionários são velhos de guerra e eu já sei o nome deles e prefiro colocar o nome, posso?!”, pode claro! Eu oriento colocar a função para em caso de desligamento não seja necessário modificar o Mapa e este estar sempre atualizado, mas pode colocar da forma que for mais clara possível para vocês.

Após finalizado este processo você vai fazer uma breve descrição, das atividades daquela função, e, em segundo momento transformar estas atividades em características comportamentais.

telemarketing2

No caso da função de atendente, as funções são:

  • Atender
  • Organizar os produtos
  • Fazer entrada e saída de estoque
  • Negociar formas de pagamento

Então, transformando em características comportamentais seria:

  • Atender = ser comunicativo, educado, ter uma boa aparência (nada de estereótipos, mas de higiene pessoal);
  • Organizar produtos = logo tem que ser organizado com suas tarefas e do setor como todo;
  • Fazer entrada e saída de estoque = ser organizado (de novo), ter habilidades em informática, abertura para aprendizado de outros servidores e agilidade;
  • Negociar formas de pagamento = ter um pensamento lógico e rápido.

Pronto! Você já tem um esboço dos setores, funções e habilidades necessárias para o andamento da sua empresa.

Este é um ideal de setores e habilidades. Teoricamente o Mapa do Time estaria pronto, mas eu não trabalho com ideais e sim com realidade. Então é necessário um segundo momento onde você compara este crivo com a realidade de seu time.

fdfdfd

Momento de um olhar analítico e de se perguntar: será que meu time tem tudo que é necessário?

O que é preciso que ele esteja no caminho do ideal encontrado?

Caso você acredite que seu time está completo, aí é o momento de traçar o caminho de desenvolvimento para este. E, para isto existem várias ferramentas desde estipular metas por setor, como um desenvolvimento individual para cada funcionário.

Mas, se você concluiu que é necessário a contratação de um novo funcionário, fique atento para que este novo integrante tenha as habilidades pertinentes, esteja aberto à desenvolvimento profissional e traga equilíbrio ao time (até mesmo para não ser eleito bode expiatório).

enviado-por-gisele-bassani3

Mas, como assim trazer equilíbrio?

É você perceber quais fatores o seu time tem maior necessidade. Isto porque, nós estamos tratando de um ideal mas chegar a esse ideal é quase impossível.

O Mapa do Time é um direcionador e não um determinante para o time.

Não se iluda pensando que um dia terá o time perfeito, em que não será necessário atenção e desenvolvimento. Mas, por exemplo, se você tem 3 atendentes e na função destes há uma defasagem na organização, é interessante que você contrate uma pessoa que sua força seja organização.

Isto é trazer o equilíbrio. Você com o Mapa do Time têm as habilidades necessárias, então consegue ter um olhar crítico e ver da forma planejada o que seria necessário para o desenvolvimento de determinada equipe.

Esta ferramenta é indicada para grandes, média e pequenas empresas. Inclusive para empresas em crescimento.

Do mesmo modo é também indicada para gestores que querem liderar de forma mais completa, observado as habilidades do seu time e com o objetivo de aumento da performance e motivação dos mesmos.

Eu sugeri que fosse feito em conjunto com outros setores, mas caso não há essa disponibilidade e você queira promover desenvolvimento (e ficar conhecido como o melhor líder de todos!rs) pode construir também o Mapa do Time sozinho do seu time, ou em conjunto com este (por que não?!).

Ou seja, use e abuse dessa ferramenta de forma a promover mais que uma visão analítica.

Espero que tenham gostado da ferramenta! Se você tem alguma dúvida, comentário ou sugestão comente aí e vamos conversar! Este é um espaço para construirmos e sua opinião será sempre bem-vinda! 🙂

Leia também: Quanto custa um Recrutamento e Seleção ruim para a empresa e para o candidato.

Compartilhar:

Deixe uma resposta