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10 Dicas para um Currículo Eficiente

Início do ano é um ótimo momento para o planejamento profissional, e ir em busca de novas oportunidades não é mesmo?!

Por isso eu vim aqui dar um empurrãozinho nas suas habilidades para que você consiga várias entrevistas através do seu currículo.

Até porque, se tem um ponto que minha experiência como recrutadora me ensinou é que 80% das pessoas não sabem fazer um bom currículo. E, um bom currículo é aquele que valoriza suas qualidades, experiências e características pertinentes ao cargo que você está se inscrevendo.

Em todos os processos que participei, de variados níveis escolares e hierárquicos, sempre havia um currículo que não era condizente com o potencial do candidato.

Por isso eu decidi trazer para vocês 10 dicas básicas para que seu currículo pare de ser aquele descartado na primeira olhada, e seja aquele currículo em que os olhos do recrutador pare, leia e, mesmo quando não é da vaga correspondente, seja lembrado para outras oportunidades.

Então fique atento, porque são essas dicas que pode abrir portas para você!

  • Seu currículo deve ter de 2 a 3 páginas – Uma página é pouco, dá a impressão que você não tem muito a contribuir. Duas páginas é o ideal pois não é muito longo e te dá espaço para mostrar o seu potencial sem “cansar” o recrutador. Três páginas é o máximo que eu oriento atingir, pois mais que isso fica cansativo e dá a impressão que você não consegue ser objetivo.

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  • Seja objetivo – Na primeira página deve ter claramente os dados mais importantes, porém quando partimos para a experiência muitas pessoas se enrolam e na vontade de mostrar demais, acabam não mostrando nada com textos muito longos. Então, tenha um currículo modelo mas a cada processo refaça este de acordo com o cargo que você está almejando de modo a deixar explícito quais características seria importante para aquela função.
  • Formatação clara e limpa – Em um processo grande o recrutador tem data para fechamento dos candidatos, assim, se ele encontra dificuldades em achar alguma informação, como telefone, talvez seja a diferença em ser chamado para uma entrevista ou não. Por isso formate o seu currículo para que fique claro e potencialize a leitura dinâmica (leitura rápida em que só de passar os olhos o leitor consiga extrair informações importantes). Por isso recomento separações para cada informação (informações pessoais, formação, experiência, outros cursos, referências, etc), com uso de tópicos e caso necessário textos (como descrição de função), que seja no máximo de 3 linhas com espaçamento de 1,5.

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  • Coloque o currículo em anexo – NUNCA mande o currículo em forma de texto no corpo no email, porque além de perder a formatação inicial dificulta para a impressão do mesmo. Por isso faça seu currículo no Word, salve em PDF e mande como anexo. No corpo do email você faz uma breve introdução e um convite ao recrutador para visualizar seu currículo.
  • Reveja se tem erros de português – Use o corretor ortográfico para corrigir possíveis erros de português. Um erro ou outro em uma palavra em inglês, ou até mesmo em palavras popularmente difíceis pode passar ileso, mas erros gritantes pode ser interpretado como falta de conhecimento da língua, falta de atenção e interesse na elaboração do currículo.

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  • Foto – Não coloque foto se na descrição da vaga não faz essa solicitação.  A verdade é que não há um motivo técnico para essa dica, mas de visualização pois acredito que a foto deixa o currículo poluído visualmente e pode “abafar” suas características. E também, porque já vi tantos currículos em que a pessoa erra na foto, que acredito que é melhor não colocar do que cometer o erro. Mas, se mesmo assim você achar importante ou for solicitado foto, coloque na primeira página do lado direito uma foto PROFISSIONAL, ou seja, 3×4 ou que tenha sido tirada com este propósito. Não coloque fotos tiradas em festas e que foi visualmente cortada só porque você ficou bem na foto, com maquiagem muito carregada, com roupa muito extravagante, se for para cortar a foto que seja proporcional para ficar retangular, enfim, certifique-se que a foto será um complemento e não chamará atenção mais que suas características profissionais descritas. Em caso de vagas para vendedores em que solicitem foto de corpo inteiro, faça uma foto de preferência em um fundo branco com uma roupa neutra (calça jeans e blusa branca ou preta), garanta que tenha uma boa iluminação e que seu rosto fique visível na foto.

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  • Pretensão salarial – É a mesma dica da foto, não coloque se o anúncio da vaga não fizer essa solicitação. Mas se o anúncio tiver esta solicitação, sugiro que você não coloque sua pretensão e pronto, mas justifique esta mesmo que indiretamente. Um exemplo é você colocar seu último salário embaixo de sua última experiência, e deixar um tópico separado para pretensão salarial abaixo deste com a pretensão se esta for próxima ou igual ao último emprego. Caso você almeje mais (talvez porque fez um curso por exemplo) sugiro que você coloque suas experiências, seus cursos e depois sua pretensão salarial. Percebe que é como se criássemos um cronologia do porque da pretensão?! E ela fica justificada indiretamente.
  • Currículos prontos – Tem muita gente que compra aqueles modelos de currículos na papelaria no qual é necessário somente preencher, mas este é um modelo que eu não recomendo. Há algumas lan house em que existe a possibilidade de você pagar para pessoa digitar e fazer o currículo para você, que é melhor que este comprado na papelaria. O bom é que você pode pedir para imprimir caso a entrega seja em mãos, ou gravar em um pen drive para quando você precisar.
  • Não minta! – O currículo normalmente vem com sua assinatura no final, o que visa comprovar que aquelas informações descritas por você são verídicas. Uma mentira no currículo, por menor que seja, pode inclusive gerar processo. Por isso seja sincero e o mais fiel à realidade! Afinal, não é porque você vê séries todos os dias sem legenda que você é fluente em inglês, ser fluente é muito mais que entender mas é se comunicar por inteiro. Por que estou falando isso? Porque língua estrangeira é o tópico em que as pessoais mais mentem, atrás de conhecimentos de informática. Outra questão é não mentir quanto sua disponibilidade para mudanças ou viagens, somente coloque se REALMENTE tiver essa disponibilidade.

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  • Referências – coloque referências reais e de preferência com o nome de alguém que possa ser contactado. Colocar o nome da empresa e o telefone comercial destas é muito superficial, se for uma empresa multinacional com 2000 funcionários e várias plantas em diferentes cidades então o recrutador terá dificuldades em  encontrar a pessoa adequada para dar as referencias necessárias. Dê preferência para um telefone que seja de fácil acesso e o nome de alguém que pode ser contactado. Caso você não tenha experiência profissional, coloque o nome de algum amigo da família ou tios que possam dar boas referências para o recrutador e mostrar o quão benéfico seria para a empresa te contratar. Mas, converse com estas pessoas antes, peça solicitação para colocar o nome delas e as deixem avisadas que podem entrar em contato para saber de você.

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Estas são dicas básicas que como fazer um currículo que seja um trampolim para uma entrevista. É importante não somente seguir estas dicas, como também aprimorar segundo a função que você deseja, por exemplo se você quer trabalhar em uma função que a criatividade seja a habilidade principal é interessante que você também faça um currículo criativo, ou ainda.

Perceber o que a função exige, e fazer com que suas habilidades ressaltem é o ponto principal.

Espero que este artigo tenha te ajudado. Mas, caso você ainda tenha dúvidas sobre como fazer um currículo, sugestões ou eu possa te ajudar de outra forma, escreva aqui nos comentários!

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