duvidas

De Profissional Técnico para Profissional Empreendedor

Você estudou anos para ser um bom profissional, sabe tudo da sua área, mas não aprendeu como administrar todo esse conhecimento?

download

Percebe você mesmo como um ótimo profissional, mas não sabe o que fazer com toda essa vontade de se desenvolver na vida profissional, afinal, ninguém te ensinou isso na graduação?

Calma, você não é o único!

Reconhecer sua competência e trabalhar para que esta esteja sempre atualizada é importante, mas às vezes não é o bastante para reconhecimento e sucesso profissional.

Percebo que cada vez mais as instituições de ensino investem em ferramentas para que formem bons profissionais, pagam caro a renomados professores e colocam todo um aparato frente ao aluno, porém, não ensinam o que estes devem fazer quando migrarem desse cenário educacional para o mercado de trabalho.

Há muitos profissionais competentes que não sabem administrar seu conhecimento, tempo e principalmente, sua produtividade. Acabam caindo nas garras do competitivo mercado de trabalho e vendo seu sonho escorrer ralo abaixo.

Este é um cenário muito comum dentre os Profissionais Técnicos, como gosto de chamar estes profissionais que são competentes no que se refere ao conhecimento técnico de sua área, porém não tem a visão empreendedora da mesma.

Não importa o curso que a pessoa tenha feito ou até mesmo nível educacional (técnico, graduação pós-graduação, etc), estamos nos referindo a pessoas com competência que são muitas vezes deixadas de lado dentro do mercado por não conseguirem se destacar de forma efetiva.

Muitos estão tão engessados dentro da técnica, que não conseguem demonstrar suas habilidades em uma entrevista de emprego, por exemplo.

Em contrapartida, do outro lado temos Profissionais Empreendedores aqueles que, às vezes, não tem todo o conhecimento técnico necessário, mas conseguem expandir sua visão para além de suas atividades diárias, conseguem visualizar seu negócio de forma temporal aprendendo a traçar objetivos reais para o futuro.

O que caracteriza esses Profissionais Empreendedores é que são pessoas normalmente com capacidade de planejamento estratégico que faz com que estes assumam riscos e conseguem se lançar e permanecer dentro do mercado de trabalho.

No próprio processo de formação já conseguimos identificar os tipos de futuros profissionais que irão para o mercado.

download (1)

Você lembra daquele colega que só tirava notas boas, normalmente o melhor aluno da sala, mas na hora de fazer um trabalho em grupo ou apresentar um trabalho não conseguia prender a atenção das pessoas?

E aquele colega que era relapso quanto as atividades, não tirava notas boas mas, na hora da prática e de apresentar um trabalho não só prendia a atenção das pessoas como fazia algo totalmente inovador?

Então, estes são exemplos de pessoas que, possivelmente, irão de transformar em Profissional Técnico e Profissional Empreendedor.

É importante você perceber que tipo de profissional você quer ser.

Incluindo se você quer abrir o próprio negócio, daí eu te aconselho também a ler este artigo.

Não há problema algum você querer ser um Profissional Técnico se isto te faz feliz e satisfeito, afinal, todos os profissionais são importantes e necessários.

O problema é se você é um tipo de profissional que você não quer ser, pois essa posição vai ter consequências emocionais e físicas. Se tornar um Profissional Empreendedor não é impossível, mas requer estudo e uma mudança de perspectiva, da qual muitas pessoas não estão prontas.

Há vários sites sobre empreendedorismo, inclusive focais dentro de determinadas áreas. Com o nosso querido Google ficou muito fácil reunir informações.

Porém a minha ideia aqui é abrir sua mente para você saber se está disposto a ser empreendedor, ou seja realmente ser técnico é o que te satisfaz.

Por isso, se você quer se tornar um Profissional Empreendedor, mas tem dúvidas quanto ao risco ou se é mesmo possível aqui sugiro dois livros acredito que vão te ajudar.

Foi por onde comecei a expandir meu olhar e foram os livros que me proporcionaram mudanças importantes profissionalmente. E, vou sugerir (sem ganhar nada por isso), pois acredito que através deles você consiga começar um novo caminho profissional.

O primeiro é “A estratégia do Oceano Azul” (Renée Mouborgne, W. Chan Kim), que inclusive virou base para uma série da HBO. Este livro do qual não só explica como o mercado funciona independente do segmento, mas também dá exemplos sobre empresas reais bem sucedidas que usaram e usam tal estratégia.

284858_1GG

Após a leitura deste livro seu olhar frente às empresas será diferente. O mercado e as estratégicas se tornarão mais claros e você vai conseguir enxergar uma realidade econômica bem interessante (pelo menos eu achei).

O segundo livro é “Trabalhe 4 horas por semana” (Timothy Ferriss), por mais que talvez não seja seu objetivo trabalhar de forma remota (a distância), ele trás alguns exercícios de percepção do trabalho que são muito efetivos.

8-9475-0-5-trabalhe-4-horas-por-semana

Além do nome instigante, é um livro de uma percepção mais interna. Você como profissional e o que você está fazendo para seu desenvolvimento. Confesso que alguns hábitos que tinha (como ficar checando email o tempo todo) mudaram e tornaram meu dia mais produtivo.

Acredito que os dois você consegue achar na forma de e-book. Mas caso não encontrem, vale a pena comprar e fazer notas de rodapé!

Enfim, se tornar um Profissional Empreendedor é também se reconhecer como indivíduo com desejos e perspectivas. É, além de saber o que fazer com seu conhecimento, é saber o que você quer fazer como ser humano.

Antes de qualquer passo rumo à um investimento como profissional, reflita qual o profissional você quer ser, e, repense sobre isso sempre para que seu investimento seja pontual e sólido.

Espero que esse texto tenha ajudado.

E, se você tem sugestões, críticas ou comentários deixe aí embaixo! Nomes de livros que são inspiradores para você também são bem vindos, afinal, podem ser para mim também!

Compartilhar:

Deixe uma resposta