images (10)

5 DICAS PARA ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

E ter mais autonomia na sua vida profissional

Cansado de ser funcionário e pronto para ser chefe de si mesmo?

Então ser dono do próprio negócio pode ser para você!

empreendedor de sucesso

Seja um escritório de advocacia ou um e-comerce (comércio online) ser dono do próprio negócio tem muitas qualidades. Mais tempo, liberdade e autonomia são algumas dessas características sonhadas por muitos e que pode ser vivida por você.

Segundo pesquisas recentes, o número de pequenos empresários aumentou muito nos últimos anos. Seja pela facilidade em abrir o próprio negocio ou necessidade de se inovar profissionalmente, o fato é que muitos estão abrindo mão da estabilidade de ser funcionário para o risco de ser dono.

Mas, ao mesmo tempo, essas mesmas pesquisas apontam que grande parte dos novos empreendimentos não duram mais 2 anos no mercado.

Mesmo que seja pela instabilidade econômica, ou pela falta de fluxo de caixa o fato é que com uma boa estratégia é possível superar tais obstáculos.

Pensando nisso, que agora vou te mostrar 5 dias básicas para você abrir seu próprio negócio e aumentar suas chances de sucesso.

images

1) Descubra seus talentos

Para que os outros reconheçam seus talentos, você tem que fazer isto antes. Para isto faça uma lista com todas as características que você acredita ser suas habilidades e talentos.

Caso tenha dificuldades, pergunte às pessoas próximas a você o que elas enxergam de talento em você. Anote tudo! Desde as habilidades simples a mais elaboradas, profissionais e pessoais e extramente visíveis até mais sutis.

Qualquer talento é válido!

Esta lista te dará uma perspectiva das suas forças, e de possíveis pontos à desenvolver dependendo do seu futuro negócio.

2) Saiba o que quer fazer e coloque suas forças nisso

images (2)

Com o que você se imagina trabalhando por muitos anos feliz?

Como seria este trabalho?

Estas são algumas perguntas que você deve fazer quando decidir sobre o que seu negócio vai abordar.

Muitos sabem o que querem fazer, mas poucos assumem o que realmente querem fazer.

Saber o que você quer para a sua vida profissional é um exercício de auto conhecimento que muitos não dão devida importância. Mas eu te garanto: todo o empreendimento no início vai te exigir muita energia e dedicação. Então paixão no que se comprometerá fazer é essencial para que essa etapa não seja fonte de tristeza (e talvez seja esse motivo que muitas empresas não duram mais que 2 anos).

3) Planeje

blogibc-1

 

Todo planejamento é necessário quando se trata se abrir um negócio próprio. Então pense qual é seu objetivo com esse empreendimento, quem você quer atingir (seu público-alvo) e quais forças serão necessárias.

Não esqueça de utilizar sua lista de talentos neste momento. Ela te ajudará a medir suas forças para inicio do negócio e quais os pontos que será necessário você desenvolver.

Anote tudo!

Isto porque quando você escreve, você ativa outras partes do cérebro e do campo sensorial que vai te ajudar à pensar e enxergar melhor novas possibilidades.

Após saber onde quer chegar o que terá que desenvolver, é o momento de planejar em etapas. Este momento você vai desconstruir seu grande objetivo em pequenos objetivos e ações em forma de degraus.

Por exemplo, se seu negócio vai se tratar de uma lanchonete com o objetivo de atender o mercado de escritórios de uma determinada localidade, no primeiro degrau teremos a pesquisa de mercado. Quantos concorrentes diretos e indiretos seu empreendimento terá? Você vai conseguir competir com eles? Neste mesmo degrau terá um estudo sobre seu público-alvo. Quais as preferências deles? Qual a faixa etária?

Não é necessário desenhar todos os degraus, mas sugiro que os primeiros 5 degraus sejam planejados, e o restante você faça conforme o andamento do projeto.

4) Inove

1363355093085-ideia-inovacao-inovar__grande

Você sabe qual seu objetivo, tem seus degraus desenhados com outros pequenos objetivos e sabe o que terá que desenvolver e quando. Mas, para você conseguir se manter no mercado e a concorrência não te engolir, é necessário ter diferencial.

Sabe aquela lista de talentos e habilidades? Então, releia e fazendo link com o seu projeto e de modo a usar suas competências para que seu negócio tinha diferencial, e seja inovador.

Não subestime o diferencial! Pode ser o item mais simples, mas é ele que pode te levar acima da sua concorrência.

Vamos voltar ao exemplo da lanchonete. E, vamos supor que em sua lista de habilidades você descobriu que tem um grande talento para falar em público. Com essas duas ideias em mente vamos juntar ela e criar possibilidades como você fazer um canal no youtube no qual ensina as pessoas a cozinharem, você pode diretamente vender seus produtos usando da sua habilidade ou ainda treinar vendedores ambulantes para fazer o mesmo de forma delivery de seus produtos.

A verdade é que nenhum mercado está saturado se você tem uma ideia inovadora para ele!

5) Mão na massa

images (3)

Depois de todo o processo de estruturação e diferencial é hora de colocar a mão na massa e fazer acontecer.

E isto depende de você!

Coloque o projeto em prática com previsão de datas de início e fim para cada ação. Essas datas nortearão você quanto ao status do projeto de seu novo negócio, e, com isso você vai saber quando terá que colocar mais força para concluir as ações.

Estabeleça uma data para lançamento e, não esqueça que um trabalho de marketing bem feito irá te ajudar e muito. Abuse das redes sociais para isto.

Mas não se esqueça, o marketing atrai seu público mas é a qualidade do seu produto que fideliza seu cliente.

Tenha seu projeto e metas sempre em mãos, de preferência de modo que você leia todos os dias. Mas também esteja preparado para flexibilizar de acordo com as necessidades de mercado.

Afinal, você pode abrir uma lanchonete tradicional e descobrir que existe público para produtos veganos. E você tem que estar pronto para se reinventar e manter seus clientes.

profissional-destaque

 

Agora que você viu que não é tão difícil estruturar o seu projeto, pode começar a passo a passo a caminhar em direção ao seu sonho.

A ansiedade de ver tudo pronto pode te levar a pular tópicos menos interessantes (como o 2 que é mais reflexivo). Mas não subestime cada etapa, elas são importantes para que você se dedique em seu projeto.

Quando sentir necessidade, volte em cada tópico e os estude mais profundamente. Aqui está uma base, e talvez seja necessário mais informações para que cada etapa seja concluída de forma sólida.

Qualquer dúvida, sugestão ou comentários por favor deixe aí embaixo. Aqui é um espaço de construção!

E não esqueça de me contar quando abrir o seu negócio!

Compartilhar:

Deixe uma resposta